Clique e confira 7 dos principais jogos de Mortal Kombat e veja as particularidades de cada um deles!
Além da franquia cinematográgica que está com um novo filme a caminho, Mortal Kombat também é uma das séries de jogos de luta mais conhecidas do mundo e possui 24 lançamentos até o momento. Hoje, nós vamos te contar um pouco mais sobre os 7 principais jogos de Mortal Kombat. Vem com a gente!
Índice — neste artigo você vai encontrar:
Mortal Kombat (1992)
Mortal Kombat 3 (1995)
Mortal Kombat 4
Mortal Kombat: Armageddon
Mortal Kombat 9
Mortal Kombat X
Mortal Kombat 11: Ultimate (2020)
Bônus: confira a ordem cronológica dos jogos Mortal Kombat!
Mortal Kombat (1992)
Há quase três décadas, o primeiro jogo da franquia foi lançado nos fliperamas pela desenvolvedora Midway Games e conquistou o público apostando em gráficos realistas e violência intensa. O jogo contava com dois botões para socos, dois para chutes e um para o bloqueio de teclas.
A história do game foca no primeiro torneio milenar e na derrubada de Shang Tsung. Aqui, as lutas são separadas em três rounds e o jogador com duas vitórias tem o poder de vencer seu adversário com o famoso Fatality, golpe finalizador super violento usado no fim da luta. Inclusive, isso foi o que fez com que Mortal Kombat se destacasse entre os jogos do mesmo estilo na época.
Durante a criação do primeiro jogo, os produtores decidiram usar atores digitalizados para dar vida aos personagens, o que resultou em um realismo ainda maior para o combate.
Mortal Kombat 3 (1995)
No mesmo ano de estreia do primeiro filme de Mortal Kombat, o terceiro jogo da franquia, também lançado no fliperama, presenteou os fãs com novos golpes, como o Animality: finalização onde o lutador se transforma em um animal para derrotar o adversário.
O jogo trouxe também mais três novidades: os combos, que têm o poder de executar uma série de ataques seguidos; o botão de corrida, que permite que o lutador se mova rapidamente contra o oponente; e os Kombat Kodes, combinação de códigos que pode ser desbloqueada antes das lutas (com mais de um jogador) para criar efeitos especiais.
Fazendo sucesso entre os fãs, o jogo recebeu duas atualizações no ano seguinte: Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat Trilogy.
Mortal Kombat 4 (1997)
O jogo Mortal Kombat 4 foi o último produzido para fliperamas e o primeiro com gráficos 3D. Mantendo os poderosos Fatalities e a violência que os fãs já estavam acostumados, o jogo incluiu ainda diversas novidades:
Vestimentas alternativas e armas próprias para cada personagem do jogo;
Objetos espalhados pelo chão e que podem ser usados contra o oponente;
Reptile disponível sem máscara;
Finais trocados por cinemáticas (sequência que interrompe a jogabilidade para seguir com o enredo e providenciar novas informações sobre o jogo e o personagem, também chamada de cutscene).
O quarto jogo da série chegou ao mercado no mesmo ano do lançamento de Mortal Kombat: A Aniquilação, segundo filme live action da franquila, que está disponível no SKY Play.
Se você já é cliente SKY, basta acessar a plataforma para assistir. Se não, é só escolher um de nossos pacotes Pós-pago ou Pré-pago para começar a aproveitar!
Mortal Kombat: Armageddon (2006)
O game, no sentido cronológico, encerra o enredo original da saga e faz um compilado dos jogos lançados até 2006.
Ele conta com 63 lutadores, sendo o jogo da franquia com o maior número de personagens sem repetições. Além disso, cada um deles possui um estilo de luta único e uma arma própria.
Diferente dos outros jogos, esse apresenta um modo história, o Konquest, que é jogado em 3D na perspectiva isométrica. Nessa situação, o jogador precisa comandar Taven, protagonista do jogo, e enfrentar os adversários que aparecem no caminho.
Nessa versão, os golpes finalizadores aparecem de um jeito diferente: é preciso criar uma sequência de golpes para gerar o Fatality. A mudança não agradou muito os fãs, mas, mesmo assim, Mortal Kombat: Armageddon é considerado um dos melhores jogos da franquia.
Mortal Kombat 9 (2011)
O Mortal Kombat de 2011, popularmente conhecido como Mortal Kombat 9, reúne gráficos em 3D com movimentos em 2D, gerando um dos jogos favoritos dos fãs.
Ele apresenta diversos modos de jogo, unindo até quatro jogadores na mesma luta, combos, poderes especiais e Fatalities extremamente violentos. Além disso, inova com os Aprimorados, poderes mais potentes dos personagens, e os X-Ray, movimentos especiais que causam danos mais graves nos adversários.
Mortal Kombat 9 foi um dos jogos mais aguardados da Electronic Entertainment Expo, feira internacional de jogos eletrônicos também conhecida como E3, e recebeu os prêmios de Melhor Jogo de Luta da E3 e Melhor Demonstração da E3, pelo site GameSpot.
Mortal Kombat X (2015)
O jogo de 2015 possui diversos modos, inclusive um de história que leva o jogador para o futuro, 20 anos após o ocorrido no jogo anterior.
Ele conta também com diversas finalizações: os Brutalities (que voltam ao game como ataques ou combos especiais usados para matar o adversário de forma ainda mais violenta e rápida), o Quitality (que explode a cabeça e mata imediatamente o jogador que desiste do combate online) e o Brutality de Cenário (variação do Brutality em que o adversário é derrotado utilizando partes do cenário).
Além disso, outras novidades contribuiram para o destaque do jogo na franquia, como:
Novos personagens do universo Mortal Kombat;
Símbolos da cultura pop como personagens disponíveis para seleção (como o Predador e o Leatherface, por exemplo);
Sistema online Faction War, que coloca lutadores do mundo inteiro em grandes clãs para o combate;
Living Towers, modo com desafios atualizados frequentemente e que possuem infinitas possibilidades.
Mortal Kombat 11 (2019)
Uma das mais recentes edições da franquia, Mortal Kombat 11, está diretamente ligada com Mortal Kombat X e é um grande sucesso entre os jogadores.
Seu campo visual, com arenas, modos e personalizações novas, rendeu comentários positivos. O enredo também agradou bastante focando em viagens no tempo, onde os principais personagens da franquia lutam com suas identidades do passado. A novidade agradou e muito os fãs mais antigos da saga, que tiveram o gostinho de relembrar os jogos da década de 1990.
No final de 2020, o jogo ganhou uma nova versão expandida, o Mortal Kombat 11 Ultimate, que inclui os Pacotes de Kombates 1 e 2, os novos lutadores e a expansão Mortal Kombat 11: Aftermath.
Bônus: confira a ordem cronológica dos jogos Mortal Kombat!
Em menos de 30 anos, Mortal Kombat lançou 24 jogos. Confira a lista de todos, por ordem de lançamento:
- 1992 - Mortal Kombat
- 1993 - Mortal Kombat II
- 1995 - Mortal Kombat 3
- 1996 - Ultimate Mortal Kombat 3
- 1996 - Mortal Kombat Trilogy
- 1997 - Mortal Kombat 4
- 1997 - Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero
- 1999 - Mortal Kombat Gold
- 2000 - Mortal Kombat: Special Forces
- 2001 - Mortal Kombat Advance
- 2002 - Mortal Kombat: Deadly Alliance
- 2003 - Mortal Kombat: Tournament Edition
- 2004 - Mortal Kombat: Deception
- 2005 - Mortal Kombat: Shaolin Monks
- 2006 - Mortal Kombat: Unchained
- 2006 - Mortal Kombat: Armageddon
- 2008 - Mortal Kombat vs. DC Universe
- 2011 - Mortal Kombat 9
- 2011 - Mortal Kombat: Arcade Kollection
- 2012 - Mortal Kombat Komplete Edition
- 2015 - Mortal Kombat X
- 2016 - Mortal Kombat XL
- 2019 - Mortal Kombat 11
- 2020 - Mortal Kombat 11: Ultimate
Acompanhe seus personagens favoritos também fora dos games: assista a Mortal Kombat: A Aniquilação quando e onde quiser pelo SKY Play. Divirta-se!